27 abril, 2021 #Política

Entenda como funciona as eleições nos Estados Unidos

Quem é ligado nos assuntos de política, já deve ter se perguntado como funciona o processo eleitoral em outras países. Uma das maiores dúvidas é em relação as eleições nos Estados Unidos, isto porque esse é um dos países mais nacionalistas do mundo, o que quer dizer que os aspectos sociais lá são levados muito a sério.

Os americanos realmente se envolvem nas propostas políticas, escolhem fielmente um lado e inclusive, participam de movimentos para apoiar os seus candidatos. Mas como será que ocorre o próprio processo de votação? Vamos entender parte por parte!

Bem, existem algumas características que são similares entre as votações para Presidente do Brasil e dos Estados Unidos. A primeira delas é o período de mandato dos candidatos, assim como no nosso país, os americanos escolhem seu Presidente a cada quatro anos. Um outro fator é que o voto também é secreto.

Assim como nós, os americanos vão às urnas para contribuir com o seu voto secreto, mas existem algumas diferenças que são realmente discrepante entre as eleições dos dois países.

Como você já deve saber, o voto no Brasil é obrigatório e não votar ou não justificar a sua ausência, pode levar a multas assim como o impedimento para a retirada de alguns documentos como a reservista e o passaporte.

Entretanto, nos Estados Unidos, o voto é facultativo. Isto que dizer ninguém é obrigado a ir para às urnas, mas vale salientar que não quer dizer que a população não vota. Como mencionamos, os americanos são muito nacionalistas e se envolvem fortemente com a política.

Mas a principal diferença do processo eleitoral nos Estados Unidos está no Colégio Eleitoral. Vamos entender o que é esse Colégio e de que forma ele funciona para escolher os presidente.

Bem, no Brasil, as eleições são diretas, o que quer dizer que é a soma dos votos totais dos eleitores que decidem um representante de forma leal. Enquanto isso, nos Estados Unidos, o processo é chamado de votação indireta.

Os estados elegem um representante político, denominado Delegado do Colégio Eleitoral. E são esses representantes, os responsáveis por votar e decidir quem será o novo Presidente a assumir o cargo.

No total, o Colégio Eleitoral é composto por 538 assentos e vale salientar que o processo eleitoral tem funcionado através dele há décadas e já levou muitos Presidentes a Casa Branca.

Para conhecer mais curiosidades do mundo da política, fique atento aos próximos conteúdos!

0 Comments on Entenda como funciona as eleições nos Estados Unidos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You Might Be Interested In